terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Breve Currículo

Tião Soares atua há 25 anos na área de Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano. Nascido em Martins-RN, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do RN, mestre em Educação pela Universidade Metodista – SP e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Sua atuação social teve inicio nos anos 70 quando foi diretor de cultura e comunicação da Casa do Estudante do RN, mudou-se para o estado de São Paulo onde atuou como coordenador de projetos culturais do Projeto de Reforma do Ensino Público do Estado de SP (Escola Padrão); idealizador e coordenador do projeto Barracões Culturais da Cidadania; membro da coordenação do Fórum Intermunicipal de Cultura (Rede Nacional); colaborador do Instituto Polis na área de cultura e cidadania; fundador e diretor do Fórum Permanente para as Culturas Populares - SP e da Rede Nacional de Culturas Populares; Secretário de Cultura de Itapecerica da Serra – SP; idealizador e fundador do Conselho Municipal de Cultura de Paz – COMPAZ; foi professor de pós-graduação da Universidade Metodista – SP; foi membro do conselho consultivo do Prêmio Cultura Viva – Minc; é coordenador de cultura da Fundação Tide Setúbal – SP; membro do GT de Cultura do Movimento Nossa São Paulo; é conselheiro do CDC Tide Setubal.

Ganhador do prêmio Gestão Pública e Cidadania pela Fundação Getulio Vargas e Fundação Ford – BNDES; Prêmio Itaú UNICEF. Idealizador da metodologia da Auscultação Social (livro em elaboração). Publicou diversos artigos em livros, jornais e revistas dentre eles “Projetos Sociais e Participação Popular” no Rumos Itaú Cultural – Educação Cultura e Arte 2007.

Seu trabalho baseia-se numa concepção de cultura como um conjunto de pessoas e grupos com modos de vida, costumes e gostos e nas trocas e vivências coletivas. Nesse conceito, cultura e cidadania são inseparáveis. Não se pode falar em cultura sem se falar em participação e em conquistas de direitos. Não há cidadania se não se levar em conta os conhecimentos e os valores da comunidade. Nestes sentidos, a principal contribuição é de incentivar, ampliar e proporcionar o surgimento de espaços de referência comunitária nas artes, cultura e cidadania, desenvolvendo ações de parceria entre as entidades locais, incentivando e/ou fortalecendo a formação de redes horizontais baseados nas relações sociais da região. A experiência desenvolvida mostrou que o trabalho desenvolvido fortaleceu a relação de crianças, jovens e adultos com a comunidade do entorno e ampliou o grau de inclusão social. Assim, fortalecidos, puderam formar redes regionais e/ou microrregionais que atuam de forma articulada, ampliando o capital político, social e humano. Tornando-os Cidadãos.

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